Antonio Monteiro Jr. (Totinho)

Biografia

“Como é Bom Ser Bom" – A Vida Inspiradora de Totinho Monteiro

Antonio Monteiro Júnior, carinhosamente conhecido como Totinho, nasceu em Porto Feliz no dia 30 de janeiro de 1963. Desde cedo, mostrou ser um homem de visão e propósito. Aos 14 anos, já trabalhava ao lado do pai no escritório da Autoescola Monteiro – a primeira da cidade – aprendendo com ele não apenas os fundamentos do trabalho, mas também o valor da responsabilidade e do respeito ao próximo.

Aos 22 anos, formou-se em Ciências Contábeis, e dois anos depois tornou-se Despachante Documentalista. Em 1993, assumiu a direção da empresa da família e, com o talento nato para inovar, transformou a Autoescola Monteiro em uma marca moderna e próxima da comunidade. Quando seu pai partiu, em 2011, Totinho não apenas manteve viva a herança familiar, ele a renovou. Rejuvenesceu a identidade visual da empresa, reposicionou sua comunicação e a consolidou como referência em formação de condutores em Porto Feliz. Sua visão de marketing e seu olhar humano fizeram da Autoescola Monteiro um verdadeiro símbolo de confiança e credibilidade.

Mas Totinho era muito mais que um empresário de sucesso. Ele era um homem movido pela arte, pela amizade e pelo amor à cidade onde nasceu. Apaixonado pelo canto coral, emprestava sua voz marcante ao Coral de Porto Feliz, sob regência do Maestro Márcio Lima, e encantava plateias como cantor principal da banda Tua Face, iluminando cerimônias de casamento com emoção e alegria.

De alma generosa e coração aberto, Totinho esteve sempre presente nos bastidores da vida porto-felicense. Era aquele amigo procurado para um bom conselho, uma conversa franca ou uma opinião certeira sobre os rumos da cidade. Jornalistas, políticos e comunicadores o tinham como referência. E não à toa, seu nome esteve por trás de projetos marcantes da imprensa local. Foi coidealizador, patrono e autor do nome da Revista BemPorto. Quando, com Nilson Araujo, procuravam um nome para o veículo de comunicação, buscando algo que aproximasse as pessoas, algo ‘bem perto’, Totinho, então soltou: “Isso é Bem Porto!”. Nascia, assim, a revista que no ano de 2017 ganhou o prêmio de Melhor Revista do Ano.

Seu carisma e sua disposição em ajudar fizeram dele um exemplo de cidadania e solidariedade. Com um sorriso fácil e um lema que refletia sua essência, “como é bom ser bom!”, Totinho mostrou, em cada gesto, que a grandeza de um homem está em servir.

Casado com Neide Rinck Monteiro, foi pai amoroso de Juliana e Kadine, que hoje honram sua memória dando continuidade aos negócios da família Monteiro. Em 30 de setembro de 2014, aos 51 anos, Totinho encerrou sua jornada terrena após uma corajosa luta contra o câncer, deixando uma marca profunda no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Como reconhecimento por sua trajetória exemplar e pelo legado que deixou à cidade, Antonio Monteiro Júnior dá nome à principal avenida do Distrito Industrial Portal SP 97, um símbolo do progresso que tanto ajudou a impulsionar.

Um homem que transformou trabalho em vocação, amizade em história e bondade em legado eterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *