Menopausa não é só fogacho! Uma nova fase, um novo corpo, uma nova mulher.

Saúde

A menopausa vai muito além dos calorões. Entender as transformações físicas, emocionais e sexuais que essa fase traz é essencial para viver esse ciclo com mais saúde, autonomia e bem-estar.

Quando se fala em menopausa, quase sempre a primeira coisa que vem à mente são os fogachos, aqueles famosos calorões que incomodam muitas mulheres. Mas a verdade é que essa fase da vida feminina vai muito além disso. A menopausa é uma transformação completa: o corpo muda, a pele muda, o desejo sexual pode mudar, a relação com o próprio corpo também. E o mais preocupante é que, por falta de informação, muitas mulheres atravessam essa fase sem saber que o que estão sentindo é natural e, mais importante, que é possível viver tudo isso com leveza, conforto, saúde e prazer.

O que muda no corpo além dos fogachos?

  • Saúde pélvica: A musculatura do assoalho pélvico tem um aumento da perda da massa muscular, como ocorre em todo o corpo, que, se não cuidada, pode levar a escapes de urina, sensação de peso na pelve, flacidez da região íntima, diminuição do prazer sexual e risco de prolapsos dos órgãos pélvicos (“bexiga caída”).
  • Pele e mucosas: ressecamento vaginal, perda de elasticidade, desconforto nas relações sexuais e maior risco de infecções urinárias.
  • Alterações no sono, memória e concentração: dificuldade para dormir, esquecimentos e névoa mental são queixas muito comuns.
  • Mudanças no metabolismo: tendência ao ganho de peso, diminuição da massa muscular e aumento da gordura abdominal.
  • Saúde óssea e cardiovascular: risco aumentado de osteoporose e doenças do coração.
  • Impacto emocional: alterações de humor, ansiedade, irritabilidade e até episódios depressivos podem surgir.
Sensação de perda de identidade, já que o corpo muda, a sexualidade pode mudar e isso pode afetar a autoestima.

Necessidade de ressignificar seu papel, sua beleza, sua feminilidade e sua relação com o prazer e o autocuidado.

É uma nova etapa que pode ser vivida com plenitude, saúde e prazer, desde que haja informação, autocuidado e acompanhamento profissional. A fisioterapia pélvica é uma grande aliada na melhora da qualidade de vida, do conforto íntimo, da saúde sexual e da prevenção de disfunções urinárias e pélvicas. Assim como o acompanhamento médico, psicológico, nutricional e a prática de atividade física fazem toda a diferença.

A menopausa não deve ser encarada como um problema, mas como um ciclo natural da vida feminina. Quando é atravessada com informação, acolhimento e autocuidado, ela se transforma em um convite para a mulher se reconectar consigo mesma, cuidar mais do próprio corpo, da saúde, da autoestima e do prazer. Menopausa não é só fogacho. É transformação, é potência e um novo começo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *